sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O ENTARDECER NUMA PRAIA

Elaine Cristina Stocco Ficher, com auxílio de Louise Berlanga.
Texto elaborado em 26/10/11, para conclusão de curso supletivo de Elaine C. S. Ficher


Nem todos têm o privilégio de desfrutar de um momento como o entardecer na praia, mas os quem podem apreciar, vêem uma paisagem deslumbrante do pôr-do-sol no horizonte e sentir a leve brisa que vem do mar.
O som das ondas quebrando na praia é um convite para um mergulho. Muitos aproveitam esse momento para fazer suas caminhadas, só ou acompanhados.
Provar das iguarias litorâneas, fazer algum exercício e praticar esportes também faz parte desse vislumbre natural.
Para os românticos, é um momento mágico, pois casais trocam juras de amor olhando ao longe as gaivotas, namoram ao som mais doce do mar e conversam tendo o pôr-do-sol como testemunha.
O entardecer inebria até mesmo crianças, que brincam seguras nas areias, perto de uma absoluta calmaria. Vovôs e vovós apreciam este instante para relembrar bons momentos do passado e curtir o tempo que ainda lhes resta. Acima de tudo, agradecem por ainda presenciar mais um entardecer...
Nesse momento breve e diário, é possível ver a imensidão da força da natureza, pois é onde o sol encontra-se com o mar, tornando a beleza um espetáculo único. Nem mesmo chuvas conseguem esconder, pois o sol está apenas se resguardando para no dia seguinte se orgulhar em nascer novamente.

Em um simples entardecer, por mais rápido que seja, toda uma vida pode ser pensada e repensada, e planos podem ser traçados. É um momento de calma e plenitude e que nos dá a sensação de pureza espiritual. O som esplêndido do oceano, indo e vindo, ora calmo, ora bravo, nos faz fugir de uma realidade incontestável.
Sublime é aquele que consegue unir todas as forças positivas dessa grandiosidade divina, conseguindo esquecer-se de tudo o que é ruim, com os pés fincados na areia, molhando a alma e lavando o espírito. 

Um comentário: